40 dias com São Rafael

40 dias com São Rafael

A Quaresma de São Rafael pode ser feita em qualquer período do ano. Rezar a oração todos os dias durante 40 dias. Durante as orações, acender uma vela em honra a São Rafael, ungir-se com óleo exorcizado e terminar aspergindo a casa ou o local de trabalho com água exorcizada. Uma vez por semana, usar o sal exorcizado. Participar, durante toda a quaresma, das Missas dominicais em honra ao Arcanjo Rafael. Vivenciar nesse período a oração, o jejum e a caridade.

ORAÇÃO INICIAL
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Oração de São Rafael Arcanjo

São Rafael Arcanjo, sede o nosso guia na estrada da vida. Defendei-me contra toda espécie de ação do demônio. Pelo poder de Deus, subjugai todos os espíritos impuros. Libertai e afastai de mim e minha família toda tentação, infestação, opressão e ação dos anjos decaídos. Alcançai de Deus a cura de toda enfermidade do corpo e da alma e apresentai, diante do trono de Deus, as minhas orações. Amém.

SALMO 137

Refrão: Se caminho em meio às angústias, Tu me guardas a vida; contra a ira dos meus inimigos, estendes a mão e me salva.
Te rendo graças, Senhor, com todo o meu coração; tens ouvido as palavras de minha boca. A Ti canto diante de teus anjos, prosto-me para teu templo santo. Refrão.
Rendo graças ao teu nome pela Tua fidelidade e a tua misericórdia; rendo-me à tua promessa, tamanha a minha confiança. Refrão.
No dia em que eu Te invoquei, respondeste-me, colocando, em mim, força. Senhor, todos os reis da Terra Te louvarão quando ouvirem as palavras de tua boca. Refrão.
Cantaremos as maravilhas do Senhor, porque grande é a tua glória, excelso és Tu, Senhor e guardas os humildes dos arrogantes, mantendo-os distantes. Refrão.
Se caminho em meio às desventuras, Tu me guardas a vida; contra a ira dos meus inimigos, estende a mão e a tua direita me salva. Refrão.
O Senhor completará em mim a tua obra. Senhor, a tua bondade dura eternamente; não abandones a obra de tuas mãos. Refrão.

TERÇO DE SÃO RAFAEL

Vós sois justo, Senhor! Vossos juízos são cheios de equidade, e vossa conduta é toda misericórdia, verdade e justiça. Lembrai-vos, pois, de mim, Senhor! Não olheis os meus pecados e não guardeis a memória de minhas ofensas, nem das de meus antepassados. Não está nas mãos do homem penetrar os vossos desígnios. Mas todo aquele que Vos honra tem a certeza de que a própria vida, se for provada será coroada; que depois da tribulação, haverá a libertação, e que, se houver sofrimento, haverá também acesso à vossa misericórdia. Porque o Senhor não se alegra com nossa perda; após a tempestade, mandai a bonança; depois das lágrimas e dos gemidos, derramai a alegria. Ó Deus de Israel, que o Senhor seja eternamente bendito! (Tobias 3;2,3,20-23)

Sinal da Cruz – Oração do Credo
Pai-Nosso em honra à Trindade
3 ave-Marias em honra aos nove Coros dos
Santos Anjos.
OBS: Em cada mistério, reza-se a oração e 3 vezes a jaculatória. Repetir, em 9 mistérios, o terço de São Rafael .

Oração: São Rafael, Arcanjo do Senhor, que acorrentastes o demônio que atormentava Sara, defendei-nos de todos os espíritos impuros, dos males do corpo e da alma, pois grande é o nosso Deus e grande é o Vosso poder. Amém.

Jaculatória: São Rafael Arcanjo, um dos sete espíritos que está na presença de Deus, guiai-nos, libertai-nos e curai-nos! (3x)
Pai-Nosso – Ave-Maria – Glória ao Pai – Santo Anjo.

ORAÇÃO FINAL

Glorioso Arcanjo São Rafael, celeste mensageiro destinado por Deus para nos servir de guia na peregrinação desta vida, para nos defender contra as ciladas do demônio e para curar as enfermidades da nossa alma e do nosso corpo. Nós invocamos vossa poderosa intercessão, seguros de que alcançareis por nós e nossas famílias aquelas graças singulares que dispensastes na santa casa de Tobias.

Bem sabeis piedoso Arcanjo, que nossa viagem do tempo à eternidade, está cercada de perigos, e que o demônio, como leão rugindo, nos persegue para causar profundas feridas em nossas almas, até apagar nelas, se for possível, a luz salvadora da fé. Vinde, pois, em nosso auxílio, e dignais ser nosso inseparável companheiro. Dirigi nossos passos ao caminho dos mandamentos divinos fazendo que nossos olhos estejam sempre abertos ao sol da verdade; procurando os remédios mais eficazes para curar e encher de fervor nosso espírito.

Ensina-nos, oh! Poderoso arcanjo, a vencer a Satanás com as armas poderosas da oração, da vigilância e da mortificação dos nossos sentidos. Consolide em nossas famílias o reinado da fé, a prática constante da piedade, o espírito de união e o exercício da santa caridade em favor dos pobres e dos nossos queridos mortos, a fim de que eles recebam do céu abundantes bênçãos que, por mediação vossa derramou Deus sobre o lar de Tobias.
Não nos abandoneis, pois, oh! Santo Arcanjo! Vigiai sempre ao nosso lado para que nossos passos sejam sustentados por vós. Nosso Senhor, Deus Todo-poderoso, nos há confiado a vossa terna solicitude para que seja nosso guia neste desterro, nosso consultor nas dúvidas e nosso médico nas enfermidades. Coroais vossa obra de amigo fiel e condutor seguro, acompanhando nossas almas até as deixar nos braços de seu criador para amar-lhe com vós eternamente.
Amém.

«A oração do homem é o alimento dos anjos e o acoite do demônio!»

São Rafael é um dos anjos que contempla a face de Deus. Seu nome significa “Deus te cura”. Sua principal característica é ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde.
Ele não só exerce influência na saúde física dos seres humanos, como também age sobre a saúde espiritual, ou seja, está sempre procurando nos confortar nas horas de desespero e nos acalmar durante os sofrimentos interiores, como fez com Sara.
No Livro de Tobias é narrado que quando Tobit, pai de Tobias e homem de grande caridade, passou pela provação da cegueira e de todos lhe questionarem a fé, juntamente quando Sara era atormentada por um demônio que matava seus maridos nas núpcias. Então, ambos rezaram a Deus e foram ouvidos; e foi Rafael que foi enviado para lhes prestar socorro.
São Rafael tomou a forma humana, se fez chamar Azarías e acompanhou Tobias em sua viagem, ajudando-o em suas dificuldades, guiando-o por todo o caminho e auxiliando-o a encontrar uma esposa da mesma linhagem. Então, o arcanjo explicou ao jovem Tobias que poderia casar-se com Sara sem perigo algum. E, por fim, ao retornarem esclareceu como ele poderia curar o pai da cegueira. No livro de Tobias o próprio arcanjo se descreve como “um dos sete que estão na presença do Senhor”.
Destes sete “arcanjos” que aparecem na tradição da Igreja, apenas três (Gabriel, Miguel e Rafael) são mencionados nas Sagradas Escrituras.